Manutenção elétrica
Administração de Condomínios

Manutenção Elétrica é de Responsabilidade do Condomínio ?

Muitas pessoas não sabem, mas toda a manutenção elétrica é de responsabilidade do condomínio e não da distribuidora de energia.

E é exatamente por isso que é importante manter todas as instalações em perfeitas condições, onde medidas preventivas são essenciais para evitar maiores transtornos, como por exemplo, um incêndio.

O maior problema aqui é que alguns síndicos, até por uma questão de redução de custos, acabam deixando esse serviço a cargo de funcionários do próprio prédio, mas nem sempre é a melhor decisão.

Então, se você é síndico ou mesmo morador de um condomínio, entenda mais a importância da manutenção preventiva do quadro de distribuição de energia do seu prédio.

Manutenção elétrica
Projeto de Manutenção elétrica

O que é manutenção elétrica de um condomínio?

A manutenção elétrica de um condomínio nada mais é do que inspecionar toda a rede elétrica, de forma a não colocar em risco a segurança dos moradores.

Agora, o ideal é que essa inspeção seja feita pelo menos uma vez por ano, mas o mais recomendado é de seis em seis meses.

E não apenas quando surgir um problema, pois assim é possível evitar problemas mais sérios.
Além do que, um conserto emergencial geralmente é muito mais caro que a prevenção, o que pode inclusive aumentar a taxa do condomínio.

Vale lembrar também que, uma falta de manutenção pode gerar mais custos para o condomínio, por exemplo, a troca de disjuntores ou de toda a fiação elétrica.

Agora, cabe ao síndico estar a par de qualquer problema que aconteça, pois é de sua responsabilidade, e assim acionar o mais breve possível a equipe responsável pela manutenção elétrica do condomínio.

Por que é importante a manutenção preventiva

Antes de mais nada, você sabia que problemas com instalações elétricas atingem em média 60% dos condomínios residenciais?

A explicação é bem simples: o tempo útil das instalações é de cerca de 30 anos.
Além disso, de uns tempos para cá, aumentou muito o consumo de energia, o que tornou a manutenção preventiva crucial, principalmente em condomínios mais antigos.

Acontece que, um condomínio sem uma manutenção elétrica adequada corre um risco muito maior de quedas de energia, curto circuito e sem falar, nos incêndios, que dependendo da proporção, pode inclusive causar morte.

Por isso que é tão importante que todos os condomínios contem com uma equipe responsável por toda a rede elétrica.

Apenas lembrando que, cabe ao síndico zelar pela segurança de todos os moradores, pois tudo que envolve a parte elétrica de um condomínio requer uma atenção redobrada.

Benefícios de manutenção elétrica preventiva

Agora que você já entendeu a importância de uma manutenção preventiva no condomínio, veja outros benefícios:

  • Economia de custos;
  • Mais segurança aos moradores;
  • Maior durabilidade dos equipamentos;
  • Redução de acidentes;
  • Imóvel mais valorizado.

Todos sabemos que, com o tempo, a rede elétrica de um condomínio tende a se deteriorar, logo, é essencial fazer uma manutenção periódica.

Caso contrário, os reparos emergenciais não previstos podem ser muito caros, além de colocar em risco a segurança dos condôminos.

Similar Posts