Administração de Condomínio
Administração de Condomínios

O Que Faz Uma Administração de Condomínio: 5 Coisas que a Administradora Pode Ajudar na Sua Vida

Todos sabemos que administrar um condomínio não é uma tarefa fácil, e é exatamente por isso que existem as administradoras para dar todo o suporte ao síndico.

É claro que algumas coisas o síndico consegue resolver sozinho, mas outras não, pois exigem um olhar mais técnico e especializado.

E como é de responsabilidade do síndico manter tudo funcionando e proporcionar a segurança dos moradores, a administradora conta com uma equipe direcionada para cada setor.
Vamos falar especificamente aqui de 5 coisas que a administradora pode ajudar na sua vida, e com certeza, vai trazer muito mais tranquilidade no seu dia a dia.

Administração de Condomínio

O que faz uma administradora de condomínio


Antes de falar sobre as 5 coisas que a administradora pode ajudar na sua vida, o que faz realmente uma administradora de condomínio?
Basicamente, vai dar todo o suporte em questões financeiras, administrativas e burocráticas.

É meramente impossível um síndico conseguir lidar com tudo sozinho, afinal, é muita responsabilidade.

Só para você ter uma ideia, separamos aqui como uma administradora pode contribuir para deixar um condomínio mais seguro e melhor, esteja de acordo com a lei.

5 coisas que a administradora pode ajudar na sua vida

Se você é síndico, sabe como mais ninguém que o trabalho não é fácil, e sem falar na tamanha responsabilidade.

Ter que lidar com vários moradores, estar atento para ver se tudo está funcionando, enfim, e é aqui que entra a administradora.

A grande vantagem de uma administradora é que tem experiência em todos os assuntos relacionados a condomínios, o que geralmente traz muita tranquilidade ao síndico.
Veja 5 coisas que a administradora faz que podem facilitar o dia a dia de um síndico:

1.Manutenção elétrica do condomínio

Em primeiro lugar, saiba que a manutenção elétrica é de responsabilidade do condomínio e não da distribuidora de energia.

É extremamente importante que toda a rede elétrica do condomínio esteja funcionando da melhor maneira possível, pois isso evita problemas mais graves, como um incêndio.
E qual seria o papel da administradora?

Enviar regularmente uma equipe ao condomínio para inspecionar todas as instalações elétricas e não apenas quando surgir um problema.
Ou seja, são medidas preventivas que trazem muitos benefícios ao condomínio como um todo:

  • Evitar problemas mais sérios;
  • Redução de custos;
  • Maior vida útil das máquinas e equipamentos;
  • Proporcionar mais segurança aos moradores.

2.Lei da presença de professores de educação física em academias

Embora essa lei tenha gerado muita polêmica por ser considerada inconstitucional, os condomínios tiveram que fazer algumas mudanças.

Na verdade, um condomínio que disponibilize academia para seus moradores, se quiser também oferecer aulas, é preciso sim a presença de um professor formado em educação física.

No entanto, um morador pode usar a academia quando quiser, seja com um personal trainer ou sozinho.

Seja com um professor contratado pelo condomínio ou frequentando a academia sozinho, o ideal é que consulte um médico antes de qualquer atividade física, mas ele quem é o responsável e não o condomínio.

A função da administradora é contratar um professor especializado, além de manter uma equipe para fazer a manutenção de todos os aparelhos.

3.Coleta seletiva

Muitos condomínios estão implantando a coletiva seletiva, pois perceberam que isso reduz a quantidade de lixo, além de preservar o meio ambiente e ainda oferecer oportunidade de emprego para milhares de pessoas.

Na verdade, a Comlurb tem um setor específico para coleta seletiva, assim como dias certos para fazer essa coleta. Mas o ideal é que o condomínio também fizesse a sua parte.

E como a administradora pode ajudar?
Conscientizando os moradores da importância de separar o lixo, fazer o descarte adequado, treinando os funcionários na hora de separar recicláveis e não recicláveis.

4.Sinais de desabamento em condomínios

Volta e meia ouvimos uma notícia que um prédio desabou, e na maioria das vezes, essas tragédias poderiam ter sido evitadas. Mas como?

Prestando atenção aos principais sinais de desabamento, como rachaduras, trincas, infiltrações, etc.

Saiba que a administradora conta com uma equipe de engenheiros que realiza a vistoria em todas as áreas do condomínio para identificar qualquer tipo de problema.

Além disso, é acionada toda vez que algum morador relatar algo diferente, como uma rachadura na parede ou até mesmo uma janela difícil de abrir.
Ou seja, é uma segurança a mais que o condomínio tem não apenas de evitar acidentes, como fazer toda a manutenção da estrutura.

5.Limpeza de cisterna e caixa d’água


Você sabia que existe uma lei que obriga os condomínios a realizarem a limpeza de cisterna e caixa d’água?

Tanto que os condomínios podem receber a inspeção de fiscais da Vigilância Sanitária para verificar se está tudo em ordem e com a documentação em dia.

O grande problema com a falta de manutenção ou de limpeza de cisterna e caixa d’água é a contaminação da água, o que pode gerar muitas doenças.

A administradora de condomínio é responsável por entrar em contato com a empresa especializada em limpeza e higienização de cisterna e caixa d’água na data prevista e fazer o agendamento.

Assim, além de toda a limpeza, uma amostra da água é levada a um laboratório para avaliar a sua qualidade quanto à potabilidade.

Cabe também à administradora tomar as medidas necessárias caso a água não esteja em perfeitas condições para uso.

Como você viu, são tarefas muito específicas e todo cuidado é pouco!

Esses são apenas alguns exemplos do que uma administradora de condomínio faz, mas já dá para ter uma ideia de como é importante.

E uma vez que você pode contar com a ajuda de uma administradora, tudo fica mais fácil, ainda mais se o condomínio for muito grande.

É muita responsabilidade, uma vez que o principal objetivo do síndico é proporcionar a segurança e harmonia de todos os moradores, e nada melhor do que contar com a ajuda de uma equipe especializada em tratar todos os assuntos de um condomínio.

Similar Posts